Nome social em faculdades particulares.

12:43



Hoje foi a segunda vez que eu tive problema com "nome social" em faculdade particular.

O primeiro problema (com uma faculdade diferente) foi esse aqui: http://trans-tornada.blogspot.com.br/2016/11/nome-social-em-ambientes-educacionais.html?m=1

Já hoje, fui fazer o vestibular de uma faculdade particular de Olinda,  tudo ok até ai.

Fui para a fila pra poder entrar nas salas e fazer a prova, quando chegou minha vez de passar na catraca a mulher pediu a ficha de inscrição e a identidade, onde com todo mundo, ela olhou apenas o nome na ficha e o nome na identidade, já comigo ela virou minha carteira de identidade para ver a foto.

Ela estendia o braço pra ver de longe, depois ficava vendo de perto e me olhava de cima a baixo, isso se repetiu diversas vezes, detalhe: Minha ficha de inscrição tinha meu nome social e meu nome de registro, então era mesmo necessário isso tudo? 

Quando ela finalmente me deixou passar,  eu comecei a seguir para onde ia fazer a prova e encontrei uma sala chamada "coordenação vestibular", me sentindo mal com tudo que tinha acontecido, entrei nela e perguntei se podia reportar um problema a alguém, logo apareceu uma mulher e me perguntou o que aconteceu, eu expliquei tudo e a resposta dela foi: "Mas sua foto é muito diferente de você?" Eu fiquei tão abismada com tamanha indiscrição que não soube o que falar, logo depois apareceu uma garota mais jovem que tentou me ajudar e foi comigo até a minha sala para eu entrar.

Chegando lá, estava se formando uma fila para entrar na sala, eu entrei na fila e na minha vez de entrar na sala, o moço, provavelmente chefe de sala, não sei, procurou meu nome na lista e enquanto procurava ele falou "fulano de tal não tá na lista", a garota que estava me acompanhando disse "é pelo nome social", isso em frente de diversas pessoas, e com uma fila atrás de mim, e adivinhem? Não acharam meu nome.

Logo depois, outro cara apareceu, e me dirigiu a outra sala menor, com menos pessoas e pediu desculpas por tudo que havia acontecido.

Novamente falo:
"Se entrando numa faculdade que respeita nosso nome e a nossa identidade a gente já iria sofrer chacotas e violências transfobicas, imagina entrar numa faculdade que nem nosso nome respeita?

Excluir pessoas trans e seus direitos não é exclusividade de apenas uma faculdade, esse é o retrato de várias ao redor do Brasil.

A gente quer estudar. É um direito básico, e a gente quer respeito, e isso é questão de DIGNIDADE."


P.S: Não to aqui pra falar mal da faculdade e sim alertar que uma coisa tão simples, sem necessidade de tanto drama é um problema pra faculdades.

Beijos.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Isso me lembrou quando a Shelida, uma amiga minha, na verdade minha caloura na UERJ, solicitou o direito dela de usar o nome social na Universidade, a mulher do departamento a olhou de cima a baixo e perguntou se "isso era lei", Shelida é uma das mulheres mais inteligentes que eu conheci nessa vida, ela levou lei, diário oficial, decreto da universidade tudo e ainda falou "outras vão vir". Fato é que mesmo minha faculdade, Pedagogia, ser uma das que mais se discutia gênero, acabamos por descobrir que alguns dos nossos professores eram muito preconceituosos a ponto de uma outra aluna denunciar os casos de transfobia no conselho universitário e constranger meio mundo. Você não imagina o orgulho que eu sinto de ter conhecer essas moças. Anne gratidão por suas histórias e que assim como a Shelida você derrube meio mundo se necessário, sabe toda vez que eu leio suas histórias eu fico imaginando como foram as histórias das minhas amigas, é meio desesperador. Que você sonhe, lute, brilhe, afinal estrelas brilham muito, que você tenha sempre muitos amores, muitos amigos e muitos braços.!!! Você é disso eu tenho certeza motivo de muito orgulho e inspiração para muita gente.

    ResponderExcluir
  2. As faculdades particulares são obrigadas a aceitar o uso de nome social?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pra mim isso é ótimo! Eu já estudo numa faculdade privada e estou no inicio da minha transição pra readequar meu gênero. No momento não estou muito preocupada com isso, pois ainda quero esperar um pouco antes de poder me mostrar verdadeiramente ao mundo, mas até lá é bom eu me munir de informações, pois a qualquer momento podem ser uteis.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir