Liberdade Trans. Existe?

11:18

Fonte:Google.

Somos livres?

Hoje, teve mais um debate na aula de Sociologia/Filosofia.

Um garoto, citou meu nome e meu exemplo na aula, falando que no Brasil todos são livres e que são livres ATÉ DEMAIS. 

Eu e minhas colegas rimos nessa parte, ok, eu devia ter ficado na minha, mas enfim, continuando…

Ele falou “Por exemplo, professor, Anne é transexual, e eu não tenho nada contra”, nesse momento eu parei, me virei e falei “Eu também não tenho nada contra ti”, ele continuou “e o garoto que fez aquilo com ela (ele está se referindo ao meu post “Humilhação no Colégio” que fiz no blog) e ele saiu do colégio porque não podia expressar sua opinião”.

Na mesma hora, eu e outras colegas minhas, corrigiram ele dizendo que:
1- Ele saiu porque quis.
2- Ele saiu por razões pessoais que foram citadas na sala e eu obviamente não vou citar.

Logo depois disso, a aula acabou ele veio falar comigo, e me pediu desculpas dizendo que não queria me ofender, daí eu perguntei o porquê dele estar pedindo desculpas, e ele falou “É porque para mim, todos no Brasil são livres”, quando ele falou isso, as lágrimas já começaram a descer e eu o interrompi e falei “Não, eu não sou livre, eu não posso andar na rua, “sendo livre””. Então ele falou “Eu acho que tu pode andar na rua sim”, já chorando, falei “Não, eu não sou livre na rua quando me xingam de traveco, eu não sou livre na rua quando me perseguem para me bater pelo único fato de eu ser eu, trans”.

Na mesma hora, minhas colegas, falaram “Calma, Anne, ele tá falando do governo que nos deixa livre, mas a sociedade nos prende”.

Eu respondi: “ O governo não me deixa livre quando para eu entrar em um colégio preciso PRIMEIRO implorar ao colégio para aceitarem uma aluna trans, SEGUNDO pedir para usarem meu nome social, TERCEIRO pedir para usar o banheiro com qual eu me IDENTIFICO, e além disso, PARA EU TER O MEU NOME E GÊNERO CORRETOS, eu preciso abrir um processo que tem que ter laudo de PSIQUIATRA, PSICÓLOGO, ENDOCRINOLOGISTA E ATÉ TESTEMUNHAS PARA “PROVAREM” QUE EU SOU MULHER”.

Logo depois disso, saí da sala chorando, porque não tive forças para aguentar isso tudo, eu entendo que muito disso foi ignorância, ninguém é obrigado a saber o que eu e meus/minhas irmãs trans sofremos diariamente, mas, eu ainda sou imatura, ainda sou frágil. Era para eu ter ficado na sala e ter resistido, ter continuado a falar e a explicar, mas preferi sair, porque não aguentei ficar naquele ambiente.

Tanto o governo quanto a sociedade reprime toda a nação trans, em todos os aspectos somos minorias, somos minorias por sermos trans, somos minorias dentro da própria causa LGBT que sempre deixam nossos direitos por último, e somos minoria na educação, que ao invés de nos incentivar a ficar no colégio, nos expulsam e nos põe no único local em que somos aceitas, na rua, de noite, nos prostituindo.

Eu não posso ficar parada enquanto amigas minhas trans de 15 anos não são aceitas pela família e para poderem arcar com roupas femininas, hormônios, e etc tem que se prostituir, perdendo então sua inocência, e sua adolescência que mal começou, e além disso são maltratadas no colégio não podendo usar o banheiro com qual se identificam e o seu nome social.

Eu não posso e nem vou ficar parada enquanto diariamente adolescentes trans se matam por não poderem viver como querem, ou por não serem aceitos pela família, ou por sofrerem bullying no colégio, ou por sofrerem ataques consistentes na rua.

Estão cansados dos meus textos? Que pena, não vou parar, essa é minha luta, e eu vou resistir, amanhã vou ao colégio, porque não estou lá para agradar todo mundo e sim para estudar e poder ter uma vida que muitas trans não podem.

Não sou a pessoa mais madura do mundo, nem a mais inteligente, mas da minha luta eu sei, e sei muito bem.

Pois sou eu quem luto por ela TODO DIA.

Não vou abaixar a cabeça para o preconceito e para ignorância, ao invés disso vou me fortalecer, para cada vez mais resistir nesses lugares, onde não somos aceitas, ao invés de chorar e ir embora, vou tentar juntar minhas forças e ficar, pois sou HUMANA, tenho o mesmo sangue que você tem e mereço estudar e ter todos os direitos que qualquer pessoa cis e hetero tem.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Não te conheço, cheguei ao seu blog através de uma notícia sobre o que aconteceu contigo no seu colégio, mas fiz questão de vir aqui te deixar uma mensagem. Nunca desista de ser você mesma, sempre lute pelo seu espaço e para que te respeitem! Existem muitos babacas no mundo, mas também tem muita gente boa, nunca deixe esses intolerantes te colocarem pra baixo, siga sempre de cabeça erguida e não desista nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio e pelas palavras, se quiser falar mais, pode curtir a página do blog também <3
      https://www.facebook.com/transtornada.blog/?ref=aymt_homepage_panel

      Excluir
  2. Tu abala <3 Tamo junta pra acabar com a cisheteronormatividade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAH, você é da it agency né??? meu deus, tu é maravilhosaaaa, queria ter tua altura pra ser modelooooooooo, tu é linda, me inspiro muito em tu!!!!! Tamo junta <3

      Excluir
  3. Realmente o conceito de liberdade é algo idiota, principalmente no caso das trans e travestis. Uma população que sofre por sua identidade, significa ser livre?

    As gay branca-cis em vez de contribuir para um diálogo com a população T, acaba olhando apenas pro próprio tanquinho quando na realidade não é LGBT, e GGGG.

    Tá na hora de chocar as gay cis heteronormativa.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigada meu amor <3 se quiser falar mais, pode curtir a página do blog também <3
      https://www.facebook.com/transtornada.blog/?ref=aymt_homepage_panel

      Excluir
  5. É muito compreensível tudo que você disse e o que sentiu na discussão com o menino. E ainda acho que as pessoas precisam saber o que nós trans enfrentamos sim, pra não continuarem nessa ignorância e fazerem falsas simetrias como fizeram contigo "ah eu acho que todo mundo é livre, pra mim é ok, pra você deve ser também". Não é sabe, muitas coisas na vida de uma pessoa LGBT são completamente diferente do que é pro resto das pessoas, e enfrentamos desafios que não fazem ideia. Mesmo que seja um trabalho árduo e constante informar as pessoas do que a gente passa, é necessário. A partir do momento que a gente convive junto precisamos conhecer melhor um ao outro, e questões de pessoas trans ou LGBT são questões sociais, não é algo completamente individual.

    Mas sei que não é sempre que a gente tem a energia e aguenta ficar falando disso e coscientizando as pessoas... por isso precisamos ter um cuidado conosco, e nos preservar quando necessário.

    Te desejo muita força gata, porque pelo que leio do teu blog você já é um exemplo incrível de pessoa nessa vida ♥ beijos e fica bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha linda, fiquei emocionada <3 Se quiser pode curtir a página do blog também, https://www.facebook.com/transtornada.blog/?ref=aymt_homepage_panel
      Força para nós <3

      Excluir